terça-feira, 7 de abril de 2009

O Tambor do Dom Pedro II




Na apresentação da Luthieria há a seguinte frase: você quer um tambor que viu num quadro do Dom Pedro II? Nós o fazemos! Mas que tambor é esse e como surgiu essa história?Eis a resposta.

No fim de 2008 a rede globo produziu um especial de fim de ano intitulado Natal do menino imperador. Nesta ocasião a produção do programa procurou o Luthier Tião Cruz e pediu a ele que reproduzisse o tambor que aparece no quadro de Arnaud Julien Pallière (1784 - 1862), retratando D. Pedro II, ainda criança. No mesmo instante o Tião me procurou e perguntou se eu poderia confeccionar o tambor e os aros já que ele é completamente fora dos padrões atuais. Então a produtora do programa me enviou as imagens do quadro e do brasão imperial e demos início ao projeto.

A Primeira etapa foi a construção de uma fôrma especial, já que o tambor tem uma medida nada convencional, 10" X 12''. Depois confeccionei o casco em cedro, madeira que tem uma cor semelhante a que aparece na pintura. Os aros foram feitos também em cedro, porém, foram revestido em amapá para receber a pigmentação vermelha. Depois de aplicado verniz copal no casco e selador nos aros o tambor foi enviado de volta ao Tião que colocou as cordas e as peles, além de colar o adesivo com a imagem do brasão imperial.

E ai está o tamborzinho prontinho. Ele não era para fazer som e sim para fazer parte do cenário, mas ficou com um som muito legal! Afinal de contas, tambor é pra fazer música e instrumento feito à mão é outro papo, já dizia o mestre Tião Cruz!


Nenhum comentário: